Ao longo deste documento, observamos que as implementações de VPNs são realizadas sobre redes públicas - em sua grande parte IP devido a atual popularidade da Internet sendo assim necessário levar em conta os problemas de performance relacionados a infraestrutura destas redes pois os mesmos impactam diretamente na performance da VPN.
Sabemos que a Internet é um meio de comunicação "best effort", ou seja, realiza o máximo esforço para prestar o serviço a qual é destinada a transmissão dos dados da origem até o destino. Mas será que esta máximo esforço é o suficiente para as aplicações que serão realizadas e utilizarão a VPN?
Outro fato é o protocolo TCP/IP que é o protocolo onde a Internet é implementada. Na época em que foi projetado, seus criadores nunca imaginariam que uma rede baseada em TCP/IP pudesse trasmitir tantos dados como hoje e que a demanda prevista para os próximos anos é enorme e que as aplicações que rodam hoje na rede nem sequer estavam em início de desenvolvimento. Assim, o projeto não contemplou performance quando de sua criação. Existem hoje diversos grupos de estudos ou Task Forces da IETF tentando solucionar alguns dos problemas relacionados a performance e Qualidade de Serviço na Internet. São eles :
-
RFC2211, "Specification of the Controlled-Load Network Element Service,", J. Wroclawski, September 1997.
-
RFC2212, ":Specification of Guaranteed Quality of Service,", S. Shenker, C. Partridge, R. Guerin, September 1997.
-
RFC2208, "Resource ReSerVation Protocol (RSVP) Version 1 Applicability Statement, Some Guidelines on Deployment," A. Mankin, F. Baker, S. Bradner, M. O'Dell, A. Romanow, A. Weinrib, L. Zhang, September 1997
Podem também ser considerados Acordos de Nível de Serviço entre as empresas que desejam implementar uma VPN e o provedor de serviços que detêm a rede IP pública. Ou seja, são traçadas metas de qualidade de serviço que devem ser atendidas por parte do provedor que determinarão uma melhor performance da VPN.
A pergunta que tambem pode ser feita atualmente é a substituição em um futuro próximo do Ipv4 pelo Ipv6, gerando assim uma mudança radical na forma de como os serviços de acesso a redes Ips são vendidos.
|