Apresentaremos agora diversos diagramas onde podemos observar diferentes implementações de VPNs.
Conexões Discadas : podemos observar que o acesso discado a uma VPN para o acesso a uma rede corporativa é bem parecido com uma conexão dial-up entre dois computadores em localidades distintas, somente tendo diferença no ponto de vista que os pacotes estão sendo transferidos por um túnel e não uma linha dedicada através da rede telefônica.
Acesso por links dedicados : o aceso por links dedicados interligando dois escritórios pode ser visto abaixo. É o LAN-to-LAN, onde as redes são interligadas por túneis que passam pela rede IP pública.
Acesso via Internet : o acesso é provido por um provedor de acesso que mantem os bancos de modems e provê o acesso a rede IP pública Internet. A partir de túneis que passam pela Internet, os pacotes são direcionados até o terminador do túnel em um nó da rede corporativa.
Comutação de túneis : existe a possibilidade de se realizar comutação de túneis aumentando a flexibilidade de configuração da rede corporativa. Podem-se ser configurados diversos destinos baseados no usuário exemplo : um funcionário do setor financeiro que utiliza um software de rede Novell pode ser interligado somente com um servidor Novell, enquanto que um fornecedor da empresa que deseja consultar os estoques atuais de produtos, deve ser conectado ao servidor que contêm esta base de dados.
|