Fácil Internet x Telemar
por Cristina De Luca - Jornal O Dia - RJ
Seção: Circuito - 18/08/2004 12:34
Link Original: http://circuito.blig.ig.com.br/
Desde hoje, usuários da Fácil Intenet já não conseguem mais autenticação Internet no Velox. Há uma semana, no dia 11 de agosto, a Telemat notificou a Fácil da rescissão uni-lateral do contrato, informando que o provedor deveria suspender imediatamente a prestação do serviço ADSL Grátis. A Fácil está recorrendo na Justiça. Mas a Telemar suspendeu o serviço por conta própria. Clique aqui para ver a explicação do ombudsman do Velox.
A Fácil alega que a medida é uma retaliação da Telemar em resposta a uma ação impetrada pela Fácil Internet, que tramita na Justiça Federal em Minas Gerais.
"Na ação, o que se busca é garantia da manutenção do Provedor ADSL de forma gratuita para o usuário, pois você já paga pelo serviço.
No modelo que as operadoras implantaram, a legislação é notoriamente desrespeitada já que existem entendimentos no sentido de que, a cobrança do Provedor é desnecessária, posto que, é ele (provedor), quem presta serviço à TELEMAR, pela autenticação e não o contrário.
Portanto, é a TELEMAR quem deve pagar por isso e não você.
Além disso, existem várias outras irregularidades, tais como:
- Tratamento diferenciado para alguns provedores, com a imposição clara de qual provedor o usuário deverá contratar. ( venda casada)
Para comprovar tal fato, basta que você ligue para a Central de Atendimento TELEMAR/VELOX e queira assinar o serviço.
O atendente informa da necessidade da contratação de um provedor e apresenta apenas os que ela considera seus parceiros.
Apesar de Minas Gerais ter o maior número de Provedores ADSL, dos 38 provedores habilitados a prestar o serviço, apenas 6 são os parceiros
No Rio de Janeiro são 35 provedores. Apenas 5 são os parceiros
No Espírito Santo são 22 provedores. Apenas 5 são os parceiros
Na Bahia, 26 provedores. Mais uma vez, apenas 5 são os parceiros.
A TELEMAR dita a política de preços que o Provedor deve adotar, criando uma falsa impressão de concorrência entre seus parceiros, ignorando todos os demais provedores e em flagrante desrespeito à Lei.
Veja um exemplo de promocão criada pela TELEMAR.
clique aqui
Se a política de preço do Provedor deve ser definida pela sua diretoria, qual seria o real motivo pelo qual é a TELEMAR quem define os preços?
Qual é a única leitura possível para esta aberração comercial?
Veja:
clique aqui
A LGT LEI GERAL DAS TELECOMUNICAÇÕES é clara em relação a isso:
Art. 7º - As normas gerais de proteção à ordem econômica são aplicáveis ao setor de telecomunicações, quando não conflitarem, com o disposto nesta lei.
(...).
§ 3º - Praticará infração da ordem econômica a prestadora de serviço de telecomunicações que, na celebração de contratos de bens e serviços, adotar práticas que possam limitar, falsear ou, de qualquer forma, prejudicar a livre concorrência ou a livre iniciativa.
Mais do que nunca, precisamos da sua solidariedade.
O serviço ADSL GRÁTIS pode acabar definitivamente ou ser suspenso, momentâneamente.
Só você pode ajudar a manter esse serviço gratuito.
Como?
Ajudando na geração de receita para fazer frente às despesas operacionais nos próximos meses, até que saia a decisão judicial.
Nosso serviço é gratuito e, queremos lutar para mantê-lo.
Muitos de nossos clientes já acessam conosco desde fevereiro/2004.
Quanto você já economizou, deixando de pagar um provedor?
Ninguém receberá cobrança pelos serviços prestados, mas a sua colaboração é que definirá que o serviço vai continuar ou não."
No dia 30 de junho, a Telemar retirou a Fácil Internet da lista dos provedores credenciados a autenticar o serviço ADSL da empresa, o Velox.
Você era usuário da Fácil? Discorda da postura da Telemar? Deixe seu comentário.
enviada por Cristina De Luca
Links relacionados: PROVEDOR GRATUITO PARA VELOX
|