Manual Técnico Modem USR 8550 Ethernet
Veja também o manual do modem USR 8500 USB
O manual à seguir está voltado ao técnico instalador do serviço ADSL, não contendo os manuais passo a passo do software de auto-instalação, pois os mesmos se encontram nos respectivos CD´s.
Manual técnico versão 1 de junho de 2002.
Autoria de: Reinaldo/Anderson.
Modem USR8550 Ethernet
Demonstraremos neste manual, características e o modo de configuração do Modem USR 8550 Ethernet pela página interna http.
Inicie um navegador, ex. Internet Explorer ou outro digite na barra de endereços o seguinte número de IP: 192.168.1.1(IP default do modem), tecle Enter.
A tela abaixo aparecerá na área de trabalho do computador, onde serão preenchidos os campos: Nome de usuário e a Senha, com os números 12345 (default),
ex:
Nome de usuário 12345
Senha 12345
Clique em OK, e página interna do modem aparecerá automaticamente, conforme a figura seguinte.
Clique na frase ADSL Connection Status, para ter acesso ao status da conexão e estatísticas de erros e informações sobre o modem.
Esta tela pode-se considerar a mais importante para a avaliação e solução de muitos problemas, pois ela fornece taxa de transmissão de downstream e upstream em Kbps e características físicas da linha ADSL, tais como margem de ruído em dB e atenuação também em dB.
A tela acima demonstra o modem sem o sinal ADSL e não conectado.
A tela acima demonstra o modem com o sinal ADSL e não conectado, e abaixo a tela demonstrando o modem com o sinal ADSL e conectado na Internet.
ADSL Protocol, a tela abaixo indica o modo de protocolo ADSL que o modem irá funcionar, o software de auto-instalação configura o modem para o Multi-mode, que habilita o modem para o funcionamento em todos os tipos de protocolos.
Caso seja necessário, alterar o modo de protocolo ADSL deste modem, selecione o apropriado e clique em OK, e em seguida clique em Save Configuration,
Clique no botão Save.
Quando aparecer a mensagem Configuration saved como na tela acima, clique em Reboot,
em seguida clique no botão Reboot,
A tela acima indica que o modem esta sendo reiniciado, quando os leds acenderem fixos novamente, as configurações já estarão salvas.
Para acessar novamente as telas internas na página do modem, digite novamente o IP 192.168.1.1 na barra de endereços do navegador.
Service Provider Settings, a tela abaixo indica as configurações que o software de auto-instalação executou.
Os valores de VPI e VCI são 0 e 35 com a exceção do estado do Rio Grande do Sul, onde é utilizado VPI 1 e VCI 32, os campos User name e Password são preenchidos com dados fornecidos pelo provedor.
O software de auto-instalação não é compatível com Linux ou Mac, os usuários destes sistemas operacionais, terão que configurar o modem manualmente através da tela acima.
Voltando ao Setup Menu e clicando em LAN Settings, podemos observar o incremento de quatro novas funções na tela abaixo.
Management IP, a tela abaixo indica o IP address e a Subnet Mask default do modem.
Os dados acima poderão ser alterados conforme a necessidade do usuário.
Após as alterações clique no botão OK, e depois ative o IP na placa de rede e o gateway, pois automaticamente o DHCP do modem será desativado.
NAPT, a tela abaixo possibilita o incremento de portas para o acesso de alguns aplicativos específicos na Internet.
A tela abaixo demonstra como configurar portas no NAPT do modem.
Selecione a Interface PPP ANY (IP externo), o Port Num escolhido e o Protocolo que corresponde a esta porta, no campo Server IP Address, coloque o IP obtido do modem pela máquina do usuário, como é demonstrado acima.
Após o incremento das portas, clique em Save Configuration e Reboot como já demonstramos anteriormente.
DHCP/DNS, a tela abaixo indica a habilitação do DHCP server e o range de IPs que o modem fornece e DNS relay no modo Auto-discovery onde o DNS e obtido automaticamente.
Os dados acima poderão ser alterados conforme a necessidade do usuário.
Após as alterações clique em Save Configuration e Reboot como já demonstramos anteriormente.
O item Routing Table não é usado para o modelo de conexão PPPoA da Brasil Telecom.
Para efetuar a simples troca de usuário e senha fornecidos pelo provedor, o acesso mais rápido é pelo software de auto-instalação como é demonstrado no caminho abaixo.
Na tela anterior preencha os dados Usuário e Senha e tecle no botão Programar, apos o modem reiniciar as alterações já estarão salvas.
Modem USR8500 USB
A seguir demonstraremos as ferramentas de configurações que o software do modem possui.
Para ter acesso a uma destas ferramentas, deve-se seguir o caminho abaixo e escolher a opção Configure.
Na tela a seguir, para termos acesso às configurações de VPI, VCI, Encapsulament e Modulação, clique no botão Configurações.
Na tela anterior chamada de Configurações de comunicação, caso alguma configuração seja alterada clique no botão Apply.
Obs. No estado do Rio Grande do Sul os valores devem ser VPI 1 e VCI 32.
Clique em concluir para o computador reiniciar e as alterações sejam salvas.
Clicando duas vezes no ícone criado no lado direito inferior do monitor junto ao relógio, no formato de duas setas em direções contrárias,
Temos mais uma importante ferramenta, que demonstraremos na tela seguinte.
A tela acima fornece ao usuário características importantes da conexão, e para um diagnóstico mais detalhado aperte as teclas Crtl + F1 e automaticamente irá aparecer uma tela, como demonstramos a seguir, com todas as informações necessárias da ligação física da linha.
Clicando no botão Advanced, demonstrado na tela aberta a seguir, obtemos as medições e os gráficos de Last Failed Status, Attenuation e SNR Margin.
Clicando na pasta Configuration, aparecerá as características dos drivers de configuração.
Clicando na pasta Test, uma lista de diferentes testes aparecerá, selecione o desejado e clique em Start.
A pasta SysInfo, fornece informações da versão dos drivers e do hardware.
Pasta ATM, fornece a estatística da conexão junto a internet pelo modo ATM.
Veja também o manual do modem USR 8500 USB
|