Configurando o SpeedStream 5200 - E270 como Router
para versões que não aceitam a atualização do Firmware Update_E270_A21_70-7_1086-503 e compartilhando a conexão velox em rede
By
Nesse tutorial você encontrará a solução para o roteamento do SpeedStream 5200 - E270 para versões que não aceitam a atualização do Firmware Update_E270_A21_70-7_1086-503.exe, pois, neste caso, os manuais disponíveis no site da ABUSAR não funcionam.
Também é ensinado como compartilhar a conexão velox em rede Windows e Linux.
Tudo nesse material foi testado numa rede de três computadores, esta composta por 2 PC'S com Windows XP pro SP1 e 1 Windows 98 SE. Todos com placa de rede padrão ethernet, e conectados ao modem utilizando um Switch/Hub - LG 8P ("palm size"), este conectado ao modem por meio de um cabo de rede, full-duplex, cripado em crossover (Xover) e estações ligados ao Switch/Hub com cabos, full-duplex, cripados em paralelo.
O modem foi acessado por meio de uma máquina com Windows XP e além da interface de rede, a interface USB também estava conectada ao modem, esta depois removida.
relatou que foi necessário definir o ip 10.0.0.2, máscara de sub-rede .0 e gateway 10.0.0.1, na máquina a partir da qual será feito o roteamento, para que fosse possível acessar a interface do modem. Se você não sabe como fazer isso, então vá para a seção "Parte II: Distribuindo o velox em rede", nesse mesmo documento, e veja como proceder.
Parte I: Roteando o modem
Se você tentou atualizar o firmware do SpeedStream 5200 - E270 com o arquivo Update_E270_A21_70-7_1086-503.exe e recebeu a mensagem do programa de atualização do firmaware que não é necessário atualizar, você poderá utilizar esse tutorial para rotea-lo.
Siga os seguintes passos:
1. Execute seu navegador web (Internet Explorer, Netscape, Mozilla, Firefox,....).
2. Digite o seguinte endereço: http://10.0.0.1
Como ainda não há senhas cadastradas será exibida uma tela semelhante a esta:
Fig. 0. Tela de cadastro de senhas de usuários administradores.
Digite o nome do usuários e senhas, deixe a opção "Requer login de administrador para acessar as pÁginas de configuraÇÃo" habilitada e click no botão "Salvar configuraÇÕes".
3. Na versão do modem que recebi da Telemar, mesmo configurando a senha de administrador, não tive acesso ao menu completo de configuração, mas, não fique preocupado o link* https://abusar.org/manuais/5200/menufull.htm contém um tutorial perfeito que vai lhe garantir acessar completamente o menu de configuração. Siga todos os passos do mesmo e depois retorne a esse tutorial.
* O link contém informações para o acesso ao menu do E-240 e algumas versões do E270, mas, no nosso o endereço é http://10.0.0.1/pfwizard.htm
4. Acesse novamente a página principal: http://10.0.0.1 click em Login e digite o usuário e a senha que você criou no item 3 desse tutorial.
Fig 1. Menu do SpeedStream 5200 - Benvindo
5. No menu esquerdo click Configurações > Interface WAN , você verá a seguinte tela:
Fig 2. Menu do SpeedStream 5200
6. Abaixo dessa tabela você verá o botão: "Adicionar+um+novo+VC". Click no mesmo.
7. As telas a seguir foram configuradas para o Velox Telemar.
Preencha os valores que você vê na tela baixo, fig. 3 e click o botão "Avançar".
Fig. 3. Configurações ATM
8. Selecione a opção "PPPoE" e click em "Avançar"
Fig. 4. Seleção de protocolo
9. Selecione a opção "com Bridge PPPoE"
Fig. 5. PPoPE Tipo
10. Selecione a opção "Não"
Fig. 6. PPoPE com Bridge
11. Escolha a opção 1.
Fig. 7. PPoPE contagem de Sessão
12. Digite o "Nome do Usuário" e a "Senha". Se você mora em Salvador (DDD é 71) e seu telefone é então o nome do usuário e senha são: 7123456789. Preencha e click em avançar.
Fig. 8. Informações do Usuário
13. Selecione a opção "Conectar automaticamente ao desconectar". Se o modem for reiniciado ele mesmo irá discar para o velox, restando a você apenas autenticar no site do velox.
Fig. 9. PPP Opções
14. Deixe essa tela com está. Click no botão "Avançar".
Fig. 10.
15. Selecione as opções abaixo e click em avançar:
Fig. 11.
16. Digite um nome para a conexão e click em avançar ou concluir.
Fig. 12.
17. Após concluir, você deve habilitar a interface. A interface ativada é a que está com "Actions" com valor "Desativar". Para Ativar/Desativar, basta clicar sobre o botão.
Fig. 13.
18. Ative o DHCP. No menu esquerdo: Configuração > DHCP, Selecione a opção "Servidor de DHCP: Ativar"
Fig. 14.
19. Depois disso reinicie o modem clicando no menu esquerdo na opção Ferramentas > Reinicializar, ou mesmo desligue o modem e em seguida ligue-o novamente.
20. Após o modem ter reiniciado e o led DLS na cor verde estar indicando o recebimento do sinal, inicie seu navegador e acesse o site do modem http://10.0.0.1 e verifique se os valores das conexões estão "Para cima". Isso indica que tudo ocorreu bem. O número do MAC foi propositalmente apagado.
Fig. 15.
Parte II: Distribuindo o velox em rede:
Caso 1. Microsoft Windows XP (Descrição detalhada)
Você deve configurar todas as máquinas da rede com segue.
1. Configure o DNS do velox na sua interface de rede. No Windows XP execute: Iniciar > Painel de Controle > Conexões de Rede e será exibida a tela a seguir.
Fig. 16.
2. Selecione a conexão desejada e em seguida click com o botão direito do mouse sobre a mesma e escolha a opção propriedades. Após esses procedimentos deve ser exibida a seguinte tela.
Obs. Não há necessidade de instalar outros protocolos além do TCP/IP.
Fig. 17.
3. Selecione "Protocolo TCP/IP" e click em propriedades. A seguinte tela será exibida:
Fig. 18.
4. Digite o valores do DNS primários e secundários e em seguida click em "OK". Pronto você já pode navegar na Internet.
Obs. Não posso garantir que esse DNS funcione para todos os usuários que utilizem o velox, esse é o número que utilizamos em Salvador/Ba. Talvez o suporte informe.
5. Se você quiser uma rede com ip's estáticos proceda da seguinte forma: No campo "Endereço IP" coloque valores de 10.0.0.2 à 10.0.0.254. Conserve os valores abaixo para a Máscara e Gateway e DNS.
Fig. 19.
6. Click o botão "OK" e inicie seu navegador para autenticar o site do velox.
Caso 2. Linux (Descrição resumida)
Para distribuir a conexão numa rede Linux basta, em cada estação, instalar o DHCP (mais fácil) ou configurar os IP'S estáticos e definir o DNS como os endereços descritos no caso 1.
Esse caso foi testado em um RedHat Linux 9.0, nesta mesma rede.
Observações gerais para a Parte 2
Depois que um usuário da rede fizer a autenticação o site do veloxzone qualquer outro usuário terá acesso a internet sem ter que fazer a autenticação novamente.
Conclusões
Ainda não há uma fórmula para rotear o E-270, entretanto, a versão que aceita a atualização do firmware tem um processo de roteamento mais complexo, exigindo do usuário comum conceitos um tanto "avançados", como por exemplo: transferir arquivos via FTP para o modem.
Um tutorial de excelente qualidade, para esse caso, pode ser acessado neste link https://abusar.org/manuais/c_speedstream_E270.html.
Salvador, 04 de agosto de 2004.
|