Home | @busar | FAQ | Notícias | Processos | Imprimir | CADASTRO | ATUALIZAÇÃO | PAGAMENTO | SEU IP : 54.162.166.214
ABUSAR e INTERNET 
Apresentação
Como se inscrever
Benefícios
Atualizar Cadastro
Teste de LOG OFF
Perguntas freqüentes
Links recomendados
Contatos
Custos

Biblioteca
Dados Internet Brasil 
Material de imprensa
Notícias: News Fórum
Notícias publicadas
Termos/Cond. de Uso
Circulares
Linha do Tempo

LEGISLAÇÃO
Justiça
Processos
Regulamentação Anatel
Documentos
Consulta Pública 417

TECNOLOGIA
Manuais
Modems - Configuração
Testes de Velocidade
Conexão/Traceroute
Autenticação
Tutoriais
Tecnologias
VoIP
Portas
Provedores
Antivirus
Hardware Cabos
Linux: dicas de uso
Redes privadas VPN
Softwares (download)
FTP Abusar Pitanga

SEÇÕES
AcesseRapido
ADSL
AJato
BRTelecom
Cabo
Humor
Neovia
Rádio
Sercomtel
StarOne
TV Digital
Velox
Vesper Giro
Virtua

Serviços GDH


Guia do Hardware

Fórum GDH

Serviços ModemClub

SpeedStat
Teste sua conexão
Mostra IP
Descubra seu IP e Host Name
Suporte ModemClub

Fórum Banda Larga

Clube das Redes
Clube do Hardware
ConexãoDLink
Fórum PCs
InfoHELP -
Fórum
Portal ADSL - Fórum
PCFórum
- Fórum
Tele 171

Fale com a ABUSAR
Escreva ao Webmaster
Material de imprensa

Copyleft © 2002 ABUSAR.org
Termos e Condições de Uso

Speakeasy Speed Test

WEBalizer

Webstats4U - Free web site statistics Personal homepage website counter


Locations of visitors to this page
 

Teles não cumprem metas, mostra auditoria

Mensagem enviada pelo colega Alexandre Othero

Prezados Companheiros de Lista,

Encaminho a quem possa interessar reportagem publicada pela  Folha de São Paulo de hoje que expõe em primeira página auditoria realizada pela CGU (Controladoria Geral da União) que aponta inúmeras irregularidades praticadas pelas Teles com total leniência da Anatel.

Os relatórios são contundentes e muito graves, como afirma o próprio subcontrolador-geral da União, Sr. Jorge Hage, pois, além de outros aspectos, envolvem a própria certificação concedida pela Anatel às operadoras para que 'explorassem' o serviço de longa distância nacional e internacional e etc.

Por óbvio conclui-se que se houve fraude, todo processo de certificação estaria comprometido.

No caso específico do estado de São Paulo (Telefônica) há tempos vimos denunciando aos órgãos competentes (CGU/Minicom/Procuradoria) as irregularidades e fraudes cometidas pela concessionária de telefonia fixa.
A auditoria realizada traz um lampejo de esperança de que seja resgatada a transparência, ética e principalmente a licitude nos contratos de concessões públicas de telefonia fixa.

Ressaltando-se ainda que, tais procedimentos são vitais para complementar a inclusão social e o desenvolvimento de nosso país.

Tenho a impressão que a repercussão não será nada positiva para Teles e a própria Anatel.

Vamos aguardar.

Saudações,

Alexandre Othero


SEM CONEXÃO - Teles não cumprem metas, mostra auditoria

Para Controladoria da União, telefônicas foram certificadas pela Anatel sem preencher condições exigidas em decreto.

Site original: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi2010200311.htm

ELVIRA LOBATO- DA SUCURSAL DO RIO

A CGU (Controladoria Geral da União) apontou falhas no cumprimento das metas de qualidade e de universalização dos serviços de telefonia em 92 dos 100 municípios fiscalizados pelo órgão em julho e em agosto deste ano.
São localidades atendidas pelas empresas Telemar, Brasil Telecom e Telefônica. As três contestam a avaliação. O cumprimento das metas pelas teles também está sendo auditado pelo TCU (Tribunal de Contas da União).
Os relatórios da CGU colocam em dúvida a fiscalização da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que, no ano passado, certificou a antecipação de cumprimento das metas de 2003 por parte da Telemar e da Telefônica.
O cumprimento das metas foi a condição exigida pela lei para que elas fossem autorizadas a explorar o serviço de telefonia de longa distância nacional e internacional, a completar chamadas locais fora de sua área de concessão e a atuar em telefonia celular.
A Brasil Telecom, que optou por um crescimento mais lento da rede, anunciou ter atingido as metas em fevereiro deste ano. A Anatel ainda não anunciou a certificação de antecipação de metas da empresa, mas a expectativa é que isso ocorra nos próximos dias.
A Telemar opera em 16 Estados (RJ, MG, ES, BA, SE, AL, PE, PB, RN, PI, CE, MA, PA, AM, AP e RR). A Brasil Telecom atua na região Sul, no Centro-Oeste e nos Estados do Acre, Rondônia e Tocantins. A Telefônica concentra suas operações de telefonia fixa no Estado de São Paulo.
O subcontrolador-geral da União, Jorge Hage, qualifica de ""muito graves" os resultados da fiscalização e diz que espera uma explicação convincente da Anatel. Segundo ele, a população desconhece as metas de universalização que têm de ser obedecidas pelas companhias telefônicas.
""Isso mostra que a regulamentação da Anatel sobre a divulgação das metas é absolutamente insuficiente. Como a população não sabe os direitos que tem, não pode cobrar das empresas", afirmou.
Procurada pela Folha, a direção da Anatel informou, por intermédio de sua assessoria de imprensa, que só vai se manifestar após analisar os relatórios.
Entre as metas de universalização estabelecidas nos contratos de concessão estão o acesso a telefones públicos à distância máxima de 300 metros, nas regiões urbanas; a instalação de orelhões em escolas e em postos de saúde no prazo máximo de uma semana; o acesso gratuito aos serviços de emergência (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, entre outros); e o atendimento de localidades com população entre 300 e 600 habitantes com pelo menos um telefone público.
Os auditores encontraram orelhões com distância maior do que a permitida em 16 dos 100 municípios fiscalizados, a cujos relatórios a Folha teve acesso.
Um deles é Pau D'Arco, em Tocantins. O prefeito José Carlos Ferreira (PL) confirma o relatório. Disse que há uma distribuição irracional dos orelhões na cidade, com excesso em algumas áreas e escassez em outras.
Para o prefeito, a deficiência do serviço telefônico dificulta a indústria do turismo na região e deixa comunidades isoladas.
O segundo indício de descumprimento das metas de universalização apontado pela CGU é a falta de acesso gratuito aos serviços de emergência. O problema foi constatado em oito municípios, sendo cinco na área da Telemar e três na da Brasil Telecom.
Entre eles, estão Taipu (RN) e Castelo do Piauí (PI). Segundo o cabo Francisco Barbosa, de Taipu, as ligações para o prefixo 190 (polícia) são atendidas na capital do Estado, Natal. A delegacia só atende pela linha convencional, com ligações pagas.
Em Castelo do Piauí, segundo o assessor especial da prefeitura, Antônio Clotildes Filho, as ligações são atendidas por mensagem eletrônica que diz que o número não está programado para receber chamadas.
Em 47% dos municípios fiscalizados, os auditores acharam escolas e postos de saúde sem telefone. Pelo Plano Geral de Metas de Universalização, aprovado em 98, as instituições têm prioridade e devem ser atendidas em sete dias.
De acordo com a CGU, não é o que acontece, por exemplo, em Itamaracá (PE). O prefeito Marcos Augusto Santos (PSDB) disse que vem pedindo à Telemar a instalação de telefones em 14 escolas e em cinco postos de saúde desde junho de 2002, sem sucesso.
""Temos oito computadores subutilizados nas escolas porque não há linha para acessar a internet", disse o prefeito.
A Telemar diz que não tem nenhuma solicitação da prefeitura pendente de atendimento.
Segundo os auditores, em muitos casos as unidades de ensino e de saúde desconhecem que têm direito à instalação de orelhões e não pedem o serviço.
Por esse motivo, o subcontrolador-geral da União disse considerar insuficiente a regulamentação sobre a divulgação das metas.
A resolução nº 280/2001 da Anatel determina a divulgação por comunicados em jornais e por ofícios aos governadores, prefeitos e órgãos de defesa do consumidor.
Em 63% dos municípios fiscalizados, os prefeitos disseram que não foram informados sobre as metas para a sua localidade, embora existam comprovantes de que receberam as cartas das teles.
Segundo os auditores, as metas foram divulgadas de forma genérica, sem especificar os compromissos relativos ao município. Os prefeitos, com raras exceções, não repassaram os comunicados à população.

Google

Digite os termos da sua pesquisa
   
Enviar formulário de pesquisa 

Web www.abusar.org
KoriskoAnim.gif

Internet Segura

Teste a qualidade de sua conexão Internet

abusarXspeedy.jpg (29296 bytes)

AGE - OSCIP

Limite de Download

DICAS

Você pode ser colaborador da ABUSAR
Envie seu artigo, que estudaremos sua publicação, com os devidos créditos !

Compartilhamento de Conexão

Alteração de Velocidade

Mudança de Endereço mantendo o Speedy Antigo

Cancelando o Speedy

Comparação entre Serviços de Banda Larga

Qual a melhor tecnologia da banda larga?

Como saber se seu Speedy é ATM, Megavia, PPPOE ou Capado (NovoSpeedy)  

Guia para reduzir gastos Telefônicos

Economizando Megabytes em sua Banda Larga

"Evolução" dos Pop-ups do Speedy

SEGURANÇA

Crimes na internet? Denuncie

Segurança antes, durante e depois das compras

Acesso a bancos
Uma ótima dica, simples mas muito interessante...

Curso sobre Segurança da Informação

Uso seguro da Internet

Cartilha de Segurança para Internet
Comitê Gestor da Internet

Guia para o Uso Responsável da Internet

Dicas de como comprar
com segurança na internet

Site Internet Segura

Dicas para navegação segura na Web

Proteja seu Micro

DISI,jpg
Cartilha de segurança para redes sociais

Cartilha de segurança para Internet Banking

Cartilhas de Segurança CERT

  1. Segurança na Internet
  2. Golpes na Internet
  3. Ataques na Internet
  4. Códigos Maliciosos (Malware)
  5. SPAM
  6. Outros Riscos
  7. Mecanismos de Segurança
  8. Contas e Senhas
  9. Criptografia
 10. Uso Seguro da Internet
 11. Privacidade
 12. Segurança de Computadores
 13. Segurança de Redes
 14. Segurança em Dispositivos Móveis

Proteja seu PC
Microsoft Security

AÇÃO CIVIL PÚBLICA - MPF
HISTÓRICO
- Processo - Réplica - Quesitos - Decisão

Quer pôr fotos na Web e não sabe como?

Mantenha o Windows atualizado (e mais seguro) !

Tem coisas que só a telecômica faz por você !

Terra

Rodapé


Fale com a ABUSAR | Escreva ao Webmaster | Material de imprensa
Copyright © 2000 - 2009 ABUSAR.ORG. Todos os direitos reservados.
Termos e Condições de Uso
www.abusar.org - www.abusar.org.br

 Search engine technology courtesy FreeFind